Escravidão
Escravidão é a prática social em que um ser
humano assume direitos de propriedade sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal
condição por meio da força. Em algumas sociedades, desde os tempos mais remotos, os escravos
eram legalmente definidos como uma mercadoria. Os preços variavam conforme as condições físicas,
habilidades profissionais, a idade, a procedência e o destino.
Hilotas |
O dono ou
comerciante podia comprar, vender, dar ou trocar por uma dívida, sem que o
escravo possa exercer qualquer direito e objeção pessoal ou legal, mas isso não
é regra. Não era em todas as sociedades que o escravo era visto como
mercadoria. Na Idade
Antiga, haja vista que os
escravos de Esparta, os hilotas, não podiam ser vendidos, trocados ou
comprados, isto, pois eles eram propriedade do Estado espartano, que podia
conceder a proprietários o direito de uso de alguns hilotas; mas eles não eram
propriedade particular, não eram pertencentes a alguém, o Estado que tinha
poder sobre eles. A escravidão da era moderna está baseada num forte preconceito
racial, segundo o qual o grupo étnico ao qual pertence o comerciante é
considerado superior, embora já na Antiguidade as diferenças raciais fossem
bastante exaltadas entre os povos escravizadores, principalmente quando havia
fortes disparidades fenotípicas. Na antiguidade também foi comum a escravização
de povos conquistados em guerras entre nações. Enquanto modo de produção, a
escravidão assenta na exploração do trabalho forçado da mão de obra escrava. Os senhores alimentam os seus escravos e
apropriam-se do produto restante do trabalho destes.
Há diversas
ocorrências de escravatura sob diferentes formas ao longo da história,
praticada por civilizações distintas. No geral, a forma mais primária de
escravatura se deu na medida em que povos com interesses divergentes
guerreavam, resultando no acúmulo de prisioneiros de guerra. Apesar de, na Idade
Antiga, ter havido comércio de
escravos, não era necessariamente esse o fim reservado a esse tipo de espólio de guerra. Vale destacar que algumas culturas com um
forte senso patriarcal reservavam, à mulher, uma hierarquia social semelhante à do
escravo, negando-lhe direitos básicos que constituiriam a noção de cidadão.
Mulheres sendo leiloadas em mercado de escravos na antiguidade. |
A escravidão era uma
situação aceite e logo se tornou essencial para a economia e para a sociedade
de todas as civilizações antigas,
embora fosse um tipo de organização muito pouco produtivo. A Mesopotâmia, a Índia,
a China e os antigos egípcios e hebreus
utilizaram escravos.
Na civilização grega, o trabalho escravo acontecia
na mais variada sorte de funções: os escravos podiam ser domésticos, podiam
trabalhar no campo, nas minas, na força policial de arqueiros da cidade, podiam
ser ourives, remadores de barco, artesãos etc. Para os gregos,
tanto as mulheres como os escravos não possuíam direito de voto. Muitos dos
soldados do antigo Império Romano eram ex-escravos.
No Império Romano, o
aumento de riqueza realizava-se mediante a conquista de novos territórios,
capazes de fornecer escravos em maior número e mais impostos ao fisco. Contudo, arruinavam os pequenos proprietários livres,
que, mobilizados pelo serviço militar obrigatório, eram obrigados a abandonar
as suas terras, das quais acabavam por ser expulsos por dívidas, indo elas
engrossar as grandes propriedades cultivadas por mão de obra escrava.
As novas conquistas e os
novos escravos que elas propiciavam começaram a ser insuficientes para manter
de pé o pesado corpo da administração romana. Os conflitos no seio das classes
de "homens livres" começam a abalar as estruturas da sociedade
romana, com as lutas entre os patrícios e a plebe, entre
latifundiários e comerciantes, entre coletores de impostos e agricultores
arruinados, aliados aos proletários das cidades. Ao mesmo tempo, começou a manifestar-se o movimento
de revolta dos escravos contra os seus senhores e contra o sistema escravagista,
movimento que atingiu o auge com a revolta de Espártaco 73 - 71 a.C.. Desde o século II, a necessidade de ter receitas levava Roma a organizar grandes explorações de terra e a
encorajar a concentração das propriedades agrícolas, desenvolvendo o tipo de
exploração escravagista.
Generalizou-se o
"pagamento em espécie" aos funcionários com Diocleciano, utilizando o Estado diretamente os produtos da
terra, sem os deixar passar pelo mercado, cuja importância diminuiu, justificando
a tendência de os grandes proprietários se constituírem em "economias
fechadas", de dimensões cada vez maiores, colocando-se os pequenos
proprietários sob a asa dos grandes.
Em troca da fidelidade e
da entrega dos seus bens, os camponeses mais pobres passavam a fazer parte da
família dos grandes donos, que se obrigavam a protegê-los e a sustentá-los.
Deste modo, de camponeses livres transformavam-se em "servos",
começando a delinear-se, assim, os domínios senhoriais característicos da Idade Média.
Escravidão no Direito Romano
O imperador Justiniano I publicou o edito Institutas,
em 23 de novembro do ano de 533,
no qual define a servidão e os servos:
"Título
III: do direito das pessoas
·
A divisão
principal no direito das pessoas é que todos os homens ou são livres ou são
escravos.
·
A
liberdade (da qual vem a palavra 'livre')
é o poder natural de fazer, cada um, o que quer, se a violência ou a lei não o
proíbe.
·
A
servidão é uma instituição do direito das gentes, pela qual é alguém submetido
contra a natureza ao domínio de outrem.
·
Os servos
são assim chamados porque os generais costumam vender os cativos e destarte
conservá-los sem os matar. Eles têm também o nome de 'mancipia' porque são
tomados "à mão" dentre os inimigos.
·
Os
servos, ou nascem tais, ou se fazem. Nascem das nossas escravas, ou fazem-se
escravos pelo direito das gentes, mediante a captura, ou pelo direito civil,
quando um homem livre, maior de vinte anos, consentiu em ser vendido para
participar do preço.
·
Não há
diferença na condição dos servos, e há muitas diferenças entre os livres; pois
estes ou são ingênuos ou são libertos."
Escravidão na América Pré-Colombiana
Escravidão moderna e contemporânea
O comércio de escravos já
tinha rotas intercontinentais na época do al-Andalus
e mesmo antes, durante o Império Romano. Criam-se novas rotas no momento em que os europeus começaram a colonizar os outros continentes, no século XVI e, por exemplo, no caso das Américas, nos casos em que os povos locais não se prestavam a suprir as necessidades de mão de obra dos colonos, foi necessário importar mão de obra, principalmente da África.
e mesmo antes, durante o Império Romano. Criam-se novas rotas no momento em que os europeus começaram a colonizar os outros continentes, no século XVI e, por exemplo, no caso das Américas, nos casos em que os povos locais não se prestavam a suprir as necessidades de mão de obra dos colonos, foi necessário importar mão de obra, principalmente da África.
Nessa altura, muitos reinos africanos e árabes islâmicos, decorrente das chamadas guerras santas empreendidas
pelos muçulmanos, os quais, sancionados por sua religião, se apossavam dos bens
dos chamados "infiéis" submetidos, principalmente sua liberdade,
vendendo-os ou trocando-os por mercadorias, como escravos para os europeus. No
Brasil, depois da chegada dos europeus, no século XVI, os índios passaram a
comerciar seus prisioneiros de guerra com estes. Mais tarde, os portugueses
recorreram aos negros africanos,
que foram utilizados nas minas e nas plantações: de dia faziam tarefas
costumeiras, à noite carregavam cana e lenha, transportavam formas,
purificavam, trituravam e encaixotavam o açúcar.
Em alguns territórios
brasileiros, no entanto, o índio chegou a ser mais fundamental que o negro como
mão de obra. Em São Paulo, até ao final do século XVII, quase não se encontravam negros dada a pobreza de
sua população, que não dispunha de recursos financeiros para adquirirem escravos
africanos.
Os documentos da época que usavam o termo "negros da terra" referiam-se, na verdade, aos índios, os quais não eram objeto de compra e venda, só de aprisionamento, sendo proibido inclusive que se fixasse valor para eles nos inventários de bens de falecidos. Esta posição fora defendida pelos jesuítas no Brasil, o que gerou conflitos com a população local interessada na escravatura, culminando em conflito, na chamada "A botada dos padres fora" em 1640.
Os documentos da época que usavam o termo "negros da terra" referiam-se, na verdade, aos índios, os quais não eram objeto de compra e venda, só de aprisionamento, sendo proibido inclusive que se fixasse valor para eles nos inventários de bens de falecidos. Esta posição fora defendida pelos jesuítas no Brasil, o que gerou conflitos com a população local interessada na escravatura, culminando em conflito, na chamada "A botada dos padres fora" em 1640.
Com o surgimento do ideal
liberal e da ciência econômica na Europa, a
escravatura passou a ser considerada pouco produtiva e moralmente incorreta.
Em 1850,
no Brasil, pela Lei Eusébio de Queirós, passou-se a punir os
traficantes de escravos, de modo a que nenhum escravo mais entrasse no país; em 1871 foi sancionada a Lei do Ventre Livre que declarava livre os filhos de escravos nascidos a partir
daquele ano, e em 1885 a Lei dos sexagenários, que concedia liberdade aos maiores de 60 anos. E
mais tarde fez surgir o abolicionismo,
em meados do século XIX.
Bilhete de Loteria - Série Vultos Históricos.
Eusébio de Queiroz. Data: 28/07/1971
|
Em 1888,
quando a escravidão foi abolida no Brasil, pela Lei Áurea, ele era o único país ocidental que ainda mantinha a
escravidão legalizada.
A Mauritânia foi, em 9 de novembro de 1981, o último país a abolir, na letra da lei, a escravatura,
pelo decreto 81.234, porém, a escravidão segue existindo no Sudão.
A escravidão é pouco
produtiva porque, como o escravo não tem propriedade sobre sua própria
produção, ele não é estimulado a produzir já que isto não irá resultar em um
incremento no bem-estar material de si mesmo, além de que, se o escravo
recebesse pagamento, haveria maior circulação de capital e menos concentração
excessiva de riqueza nos seus donos, o que geraria um maior bem-estar econômico.
Segundo a National Geographic, há mais escravos hoje do
que o total de escravos que, durante quatro séculos fizeram parte do tráfico
transatlântico. Embora, as denuncias de trabalho escravo no Brasil e em outros
países têm sentido metafórico, já que se trata de proibição de sair os
empregados de fazendas, mas não se trata de compra e venda de pessoas como
ocorria no tempo da escravidão negra.
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